Calendário

John

John Rawls, o mais conhecido e celebrado filósofo político norte-americano, falecido aos 81 anos, em 2002, é tido como o principal teórico da democracia liberal dos dias de hoje. O seu grande tratado jurídio-político A Teoria da Justiça, de 1971, o alinhou entre os grandes pensadores sociais do século 20. Um legítimo sucessor de uma linhagem ideológica que origina-se em Locke. Os temas que hoje provocam polêmica, tal como o sistema de cotas para os negros nas universidades e nos cargos públicos, deriva diretamente da concepção de sociedade justa estabelecida por Rawls.



Acede ao seguinte sítio: http://educaterra.terra.com.br/voltaire/cultura/2003/04/13/001.htm

Lê o que aí se diz e responde:


Quais são, para este filósofo americano, os dois pressupostos que devem fundamentar uma sociedade justa?


RESPOSTA: Rawls Tinha como objectivo, criar uma sociedade justa, através da igualdade de direito e oportunidades , entre as pessoas mais favorecidas e menos favorecidas.
Essa igualdade ele conseguia através de uma forma em que as pessoas menos favorecidas conseguissem obter melhores salários, mais riquesas e bens, um bom estatuto social , ou seja através do grau de escolaridades etc...
Mas isso acontecia se as pessoas mais favorecidas partilhassem suas riquesas com as pessoas menos favorecidas, colocando assim em prática a sua teoria.
Na minha opinião acredito que isso não é possivel pois as pessoas apenas se preucupam com elas próprias ou sejam são muito egoístas.(logo hoje em dia ninguem dá nada a ninguem).

Sem comentários:

Enviar um comentário